Novo Hamburgo | Parobé - RS/Brasil
Segunda à Sexta 08:00-18:00
(51) 99816.1016 | (51) 99844.0810

Steel Frame é o sistema com melhor proteção contra umidade

  • 01
    NOV

    Como o Light Steel Frame é o sistema com melhor proteção contra umidade

    O sistema de construção Light Steel Frame (LSF) já é bastante utilizado nos Estados Unidos e em outros países. No Brasil, a tecnologia é uma tendência e está crescendo, mas ainda não é a principal forma de construção. Muitas pessoas ainda têm a falsa impressão de que o LSF é menos seguro que a construção de alvenaria. Uma das grandes preocupações se refere à proteção contra a umidade oferecida por esse tipo de imóvel. O que muita gente não sabe é que o Light Steel Frame é o sistema com melhor proteção contra umidade. Quer saber como isso acontece? Então, acompanhe conosco!

    Como funciona o Light Steel Frame?

    O primeiro passo é a realização do projeto. Calcula-se o tamanho do imóvel, os materiais a serem utilizados e a quantidade de aço necessária. Depois, faz-se uma descrição da montagem a ser executada. Já na obra, é feita uma fundação de concreto. Em seguida, os perfis de aço galvanizado são montados e aparafusados conforme especificação do projeto. São aplicados, então, as placas estruturais e os revestimentos internos e externos. As tubulações hidráulicas e elétricas são montadas entre as placas. Por fim, a cobertura é colocada e o imóvel está pronto para receber os toques finais, como pintura.

    Como ele oferece proteção contra umidade?

    Para garantir a proteção contra umidade, a construção em LSF utiliza quatro técnicas de impermeabilização. Conheça cada uma delas!

    Impermeabilização da fundação

    A fundação mais comum para o LSF é chamada de Radier — uma fundação rasa feita de concreto armado que fica em contato direto com o chão e vai receber as cargas da construção. Para garantir que a umidade não passe do solo para a estrutura em aço, é feita uma impermeabilização do Radier. Ela normalmente é feita com lona e protegida com fita dupla face em todas as extremidades. Essa proteção é suficiente para impedir que a umidade do solo chegue à estrutura e às paredes. Assim, garante que a água que corre no solo não transfira a umidade para o sistema instalado acima dele. Pois, uma vez impermeabilizado o radier, a umidade não passa para estrutura. Mesmo em caso de parte da umidade passando, a estrutura de aço é galvanizada e não enferruja ou oxida.

    Membrana resistente à umidade

    As construções em LSF utilizam uma membrana resistente à umidade que funciona como uma barreira contra água e vapor. Além de impedir que a umidade do ambiente externo penetre nas paredes, ela também garante que a umidade do interior seja expelida para o lado de fora, ou seja, quando a membrana é de boa qualidade e a instalação é feita corretamente, ela garante que a umidade não penetre na construção. Ao mesmo tempo, qualquer umidade e vapor gerados do lado de dentro serão direcionados para fora.

    Fitas de vedação

    As fitas de vedação, conhecidas como Flashing, são feitas à base e uma manta asfáltica e atuam complementando a membrana resistente à umidade. Elas são aplicadas em todas as portas e janelas e demais aberturas e também nos locais onde os perfis de aço teriam contato com o Radier. As fitas, assim como as membranas, impedem a entrada de água, mas ainda permitem que a estrutura respire. Essa fita é fabricada com base asfáltica, o que garante uma dupla proteção em relação ao radier. A água que passa pelo solo é protegida da estrutura primeiro pelo radier. Se por algum motivo passar, não ultrapassa a fita de vedação. Assim evita que chegue à estrutura e ao emplacamento da construção Light Steel Frame.

    Manta asfáltica no telhado

    Antes de fazer a instalação das telhas, as placas que receberão o telhado recebem uma cobertura de manta asfáltica. As próprias telhas utilizadas no LSF já são de material asfáltico. Além das telhas, a instalação da manta promove impermeabilização total e garante que a casa esteja 100% protegida contra a água da chuva. Essas tecnologias fazem com que a proteção contra umidade do LSF seja melhor do que nas construções em alvenaria. Nas casas feitas de tijolo e concreto, é comum encontrar infiltrações vindas do solo ou umidade acumulada nas paredes. No Light Steel Frame, portanto, os problemas com umidade podem ser reduzidos consideravelmente em comparação com outros métodos. Mas essa não é a única vantagem desse método de construção!

    Por que utilizar o Light Steel Frame?

    Você já conheceu os benefícios do LSF em termos de proteção contra umidade. Confira também outros bons motivos para adotar esse sistema!

    Estrutura mais leve

    Por ser feita apenas de aço e placas estruturais, o peso total da estrutura do Light Steel Frame é muito menor do que das estruturas em alvenaria. Com uma estrutura mais leve, economiza-se material na fundação e na construção, tornando o projeto muito mais econômico.

    Sustentabilidade

    As questões ambientais têm ganhado importância nos últimos anos e participam cada vez mais das decisões em projetos de construção civil. Nesse contexto, o LSF é uma metodologia de construção que se destaca em termos de sustentabilidade. O aço, base da estrutura, é um dos materiais mais reciclados do mundo e pode ser reutilizado facilmente. Por se tratar de uma construção a seco, o gasto de água é mínimo. Além de tudo isso, a metodologia de construção, envolvendo mão de obra qualificada, praticamente não gera resíduos. Todos esses fatores contribuem para a sustentabilidade e economia do LSF.

    Projeto flexível

    Os projetos feitos em alvenaria raramente permitem modificações na estrutura. Quando é necessária a quebra de uma parede e reestruturação de cômodos, o trabalho é demorado e gera muita sujeira. Em contrapartida, o LSF permite a criação de projetos flexíveis, que podem ser adaptados e modificados posteriormente. A troca de placas e das paredes pode ser feita sem grandes transtornos.

    Conforto térmico e acústico

    Com as placas estruturais e a cobertura em gesso (drywall), a construção em steel frame já possui a mesma eficiência térmica e acústica das construções em alvenaria. Além disso, é possível adicionar mantas e lãs térmicas e acústicas que potencializam essa eficiência. Como resultado, os imóveis construídos em LSF têm maior conforto térmico e acústico, auxiliando, inclusive, na diminuição das despesas com energia.

    Rapidez na construção

    O tempo empregado na construção de um imóvel com o Light Steel Frame é consideravelmente menor do que com outros métodos, especialmente a alvenaria. Um imóvel que demoraria até um mês para ser feito com tijolo e concreto pode ser construído em 5 dias utilizando o LSF. Dito isso, fica claro que o Light Steel Frame não apenas proporciona proteção contra umidade, mas também apresenta diversas vantagens. Com ele, é possível gerar economia, menos desperdício, mais sustentabilidade e mais agilidade na construção.

    E aí, gostou de conhecer mais sobre o Light Steel Frame? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e divida as dicas com seus amigos!

    Para solicitar informações, orçamentos ou tirar qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe especializada!