Novo Hamburgo | Parobé - RS/Brasil
Segunda à Sexta 08:00-18:00
(51) 99816.1016 | (51) 99844.0810

Forro Drywall (Gesso Acartonado)

  • 15
    NOV

    Instalação de drywall: segurança e silêncio para os ambientes

    A instalação de drywall é prática, reduz os resíduos e diminui o desperdício de material. Além disso, a estrutura drywall oferece muitas vantagens sobre a alvenaria comum. Mas, essas não são as suas únicas qualidades. A instalação do drywall também traz outros benefícios, entre eles, a segurança contra incêndios e acidentes relacionados à altas temperaturas e resistência acústica.

    Instalação de drywall: conheça os benefícios

    Confira abaixo os principais benefícios da instalação de drywall que separamos para você.

    Resistência térmica e segurança antifogo

    Essa é uma qualidade do drywall que, muitas vezes, é injustamente esquecida. Poucos sabem, mas o drywall foi desenvolvido justamente com o objetivo de funcionar como um material que coibisse a propagação de fogo em ambientes fechados.

    Isso porque 1/5 da massa do drywall é composta por água. Assim, no caso de fogo, a água evapora e coíbe a propagação. Dessa forma, as chapas de gesso do drywall chegam a até 2 horas de resistência a fogo ou altas temperaturas. É recomendado consultar um fornecedor antes de fazer a aplicação do drywall.

    Resistência acústica

    Além de resistir bem ao fogo e às altas temperaturas, a instalação de drywall também proporciona um bom isolamento acústico para diferentes cômodos de uma estrutura. Isso melhora a qualidade de vida, aumenta a privacidade e também evita a propagação de sons desagradáveis em ambientes de trabalho, salas de reuniões, salas de aula, teatros, entre outros locais.

    Cabe ressaltar que o drywall é feito de acordo com a Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15575) que define o isolamento acústico do material. Ou seja, ele passa por rígidos testes e obedece os quesitos básicos de resistência.


    5 Motivos para usar um Forro de Drywall

    O forro de drywall tem se tornado destaque nos projetos arquitetônicos e de decoração pela grande importância no acabamento dos espaços e facilidade de instalações elétricas e de iluminação.

    Pode ser a melhor solução para o seu ambiente e hoje vamos explicar algumas razões para você utilizar este material que tem ganhado a confiança dos brasileiros por oferecer uma estrutura resistente e muitas vantagens. Para quem não sabe, o drywall são placas de gesso acartonado que são fixadas em uma estrutura metálica.

    1- Iluminação

    Uma das principais vantagens de usar o forro de drywall está sobre o sistema de iluminação que pode ser utilizado nele. Com o forro de gesso drywall, é possível escolher locais estratégicos para embutir lustres, luminárias, pendentes e spots, fazendo assim com que você tenha um sistema de iluminação totalmente personalizado para o ambiente onde está sendo aplicado. Também é possível utilizar iluminação indireta utilizando um forro de drywall com sanca.

    As sancas podem ser abertas, fechadas ou invertidas. Em janelas pode ser optado por cortineiros.


    2- Isolamento Térmico e Acústico

    O forro de gesso drywall tem uma grande capacidade de de isolar ruídos e manter a temperatura do ambiente agradável. Por estas propriedades, o forro de drywall tabicado é muito buscado para decoração no teto de apartamentos, por exemplo.

    3- Resistência do Forro de Gesso Drywall

    O forro de drywall rebaixado tem uma resistência maior do que o forro de gesso tradicional, feito com placas de 60 x 60.

    Isso porque, para este tipo de material, usa-se o forro de drywall tabicado ou também conhecido como forro de drywall com tabica. A tabica é uma estrutura metálica galvanizada, que não sofre corrosão com o tempo e pode ser encontrada na cor branca ou metálico.

    Como a tabica fica entre o forro de drywall tabicado e a parede, ela evita que o forro de drywall tabicado trinque. Além de auxiliar na redução de rachaduras, o forro de drywall com tabica também trás benefícios relacionados à estética, já que cria a impressão de que o forro de drywall com tabica está flutuando.

    4- Rapidez e Limpeza na Instalação do Forro de Gesso Drywall

    Outra das principais de ter um forro de drywall rebaixado nos projetos de reforma e decoração, é a agilidade na entrega do serviço e baixa produção de resíduos que este material produz.

    A instalação de forro de gesso drywall é muito mais rápida por ter peças determinadas que serão encaixadas em uma estrutura de aço, sem a necessidade de cortes, e mesmo quando esses cortes se fazem necessários, o resíduo produzido é muito menor que um forro de gesso convencional, por exemplo.

    5- Finalização e Manutenção Prática

    A finalização da instalação de forro de drywall é prática, pois exige apenas o acabamento de pintura (lixar, amaciar e pintar).

    Caso seja necessário realizar alguma manutenção no forro de drywall, como por exemplo, alteração de pontos de de iluminação, os cortes que poderão acontecer ali para as alterações têm uma finalização igualmente rápida e prática.

    Tenha um ambiente moderno usando o forro de gesso drywall!

    Com a aquisição do forro de drywall com tabica , você estará com um produto moderno, de alta qualidade e que te dará grandes benefícios a curto, médio e longo prazo.

    Como todo material de qualidade superior, o forro de drywall com sanca pode ter um custo até 30% maior que o gesso tradicional, mas os benefícios deste material, justificam o investimento extra.

    O forro de drywall com sanca irá conferir ao seu imóvel um ambiente muito mais moderno, e caso seu intuito na reforma seja para venda ou locação deste imóvel, isso agregará muito mais valor à ele.

    Forro drywall, conheça os tipos de placas de gesso acartonado

    Existem basicamente 03 tipos de chapa drywall sendo vendidas no mercado:

    Chapa de gesso acartonado ST (standard)

    Placa RF - placa de drywall rosa (resistente a fogo e altas temperaturas)

    Placa Ru - placa drywall verde (resistente a água)

    Porém, existem outros tipos de materiais usados para instalar um forro de gesso ou uma divisória de gesso além de placa de gesso acartonado.

    São usados os seguintes materiais para estrutura de forro drywall:

    Tabica branca ou tabica metálica

    Cantoneira para forro drywall

    Nivelador drywall

    Perfil para forro

    Arame galvanizado

    Fitas de tratamento de juntas e cantos

    Massa para drywall para juntas

    parafusos e buchas

    emendas

    Forro Drywall, sobre valores!

    Preço do m² do forro de drywall é calculado através da área da sala, quarto ou qualquer peça que for instalado.

    Esse preço varia dependendo da região, profissional ou marca do material que é empregado no trabalho.

    Outro fator que faz variar o preço do metro quadrado drywall instalado é o tipo de placa que será usado no forro de gesso acartonado, as chapas drywall verde (RU) e chapas drywall rosa (RF) ou as mais baratas que são as placas standard (ST).

    Forro Drywall Sala

    Nesse exemplo o acabamento em gesso acartonado confere para a sala um visual moderno devido a iluminação diferenciada.

    O vão que fica entre a parede e o forro é chamado de negativo. Além dos motivo estéticos, os negativos são usados para evitar trincas e rachaduras.

    Inegavelmente boa parte desse clima foi criado pelos rasgos de iluminação indireta e spots de luz do tipo dicróica.

    Como todo material de qualidade superior, o forro de drywall com sanca pode ter um custo até 30% maior que o gesso tradicional, mas os benefícios deste material, justificam o investimento extra.


    Forro Drywall Quarto

    Forro de gesso acartonado no quarto é uma ótima opção para modificar o ambiente sem gastar muito.

    Com um layout totalmente personalizado de luminárias e spots de luz.

    Entretanto, neste exemplo foi usado no quarto um dos tipos de forro de gesso chamado de sanca de gesso drywall.

    O preço do forro de gesso com sanca é calculado de forma separada, primeiramente é calculado o preço do forro, através da quantidade de metro quadrado de gesso instalado na área, porém, as sancas de gesso acartonado são calculadas através do sistema de metros lineares.

    Resultando em dois orçamentos diferenciados: Forro drywall e Sanca Drywall

    Forro Drywall Banheiro

    Para utilizar forro de gesso em banheiros devem ser usadas as chapas RU (resistente a umidade)

    Posso colocar forro drywall no banheiro?

    Não é muito úmido?

    Não vai estragar o gesso, amarelar ou mofar?

    Essas são as perguntas mais comuns quado o assunto é forro de gesso acartonado no banheiro.

    Porém a resposta para todas essas perguntas se resume na aplicação de chapas RU (resistente água) em todo forro, inclusive nas paredes podem ser utilizadas.

    Portanto, se você quiser colocar gesso no teto ou paredes do banheiro pode ficar tranquilo.

    Aliás nesse exemplo na imagem acima as chapas RU foram usadas até mesmo na parte do box para banho.

    Entre em contato!

    Para solicitar informações, orçamentos ou tirar qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe especializada!